quarta-feira, 20 de junho de 2007

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

O alto índice de violência contra a mulher, constitui hoje uma grave questão social. Os casos de estupro, assédio sexual,violência e maus tratos no casamento, abandono familiar, perda da custódia dos filhos, ameaças e lesões corporais causadas por maridos e ex- companheiros, constrangimentos , humilhações, além de preconceito no exercício de uma profissão.
Muitas vêzes alheias aos seus próprios direitos, a mulher não sabe a quem recorrer, a quem pedir socorro. Em Itabuna, a Delegacia da Mulher (DEAM) informa que são inúmeros os registros de casos de violência contra a mulher, todavia ainda são poucas as que registram a queixa e há ainda as que as retiram, temendo repressão por parte do agressor. Por outro lado, a falta de qualificação profissional e assistência médica e jurídica têm forçado essas mulheres a retornarem ao lar e continuarem a sofrer todas as formas de violência.
É preciso que as autoridades cumpam as leis. Existe em Itabuna uma Lei de autoria da ex vereadora Neiva, SSAM (Serviço de Assistência e Amparo a Mulher) e outra de autoria do vereador Luís Sena, que cria a Casa Abrigo para Mulheres Vítimas de Violência, mas, na prática, essas Leis inexistem. A UBM- União Brasileira de Mulheres-núcleo Itabuna, vem lutando incansavelmente para que projetos como esses não fiquem só no papel. É necessário que a população cobre das autoridades o efetivo cumprimento e a aplicabilidade dessas leis. Toda mulher que se sentir ameaçada, violentada, agredida ou lesada em seus direitos devem recorrer às DEAMs (Delegacia da Mulher), AMI, UBM (União Brasileira de Mulheres-núcleo Itabuna) e demais entidades voltadas para a defesas dos direitos da mulher.
DENUNCIE!!
FAÇA VALER SEUS DIREITOS!
DIGA NÃO A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER!
Sônia Barros
Coordenadora UBM/Itabuna

Nenhum comentário: