quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Mãe de crianças violentadas pede justiça

Depois de denunciar o próprio marido, o aposentado Valter da Conceição, 50 anos, por violentar o próprio filho e o enteado, Madalena Santos Souza, residente no bairro Maria Pinheiro, esteve na manhã de ontem no Departamento de Polícia Técnica de Itabuna para que os dois filhos – um de 2 anos e 4 meses e outro de 6 anos – fossem submetidos a exame de corpo de delito. “Meus dois filhos fizeram exame e o médico comprovou que as crianças foram violentadas”, afirma Madalena Souza. Em tom de desespero, ela pede que a justiça seja feita. “Sei que ele está preso, mas espero que a justiça seja feita e não solte este homem da cadeia”, clama.
Madalena pede que a justiça seja feita eque o seu ex-marido permaneça na cadeia
Valter da Conceição foi preso no início da noite de sexta-feira (5), depois de Madalena ouvir o filho de 6 anos contar que o padrasto havia penetrado o dedo em seu ânus. “Eu havia chegado há pouco tempo do trabalho, quando vi meu filho arrumado para ir para escola. Ao tentar concertar a roupa dele, vi que a ponta da camisa estava suja de sangue. Perguntei insistentemente ao menino, e ele terminou contando o que Valter havia feito”, relata a mãe do garoto. Ela conta que, atordoada, sem saber o que fazer, ainda trabalhou o período da tarde, quando ao retornar para casa, no final do expediente, acionou a Polícia. “Ele deu uma de valente querendo me matar, mas não acreditava que a Polícia atenderia meu chamado, por isso não fugiu”, diz.Madalena diz que o marido Valter da Conceição era uma pessoa confiável, por isso ela passava o dia todo trabalhando fora de casa, enquanto que ele cuidava das crianças, já que recebia um benefício e não trabalhava. “A minha casa ficava na mão dele. Eu confiei muito, ele era uma pessoa que eu confiava demais, mas lesou minha confiança. Fazer isso com meus dois filhos, sendo que um é dele também!”, desconsola-se.Desesperada, a mulher diz que agora já não tem como confiar plenamente em qualquer um dentro de sua casa. “Um conselho que eu quero dar para as mulheres é que aquelas mães que tiverem seus maridos sozinhos com filhos em casa, e achar que confiam neles, abram o olho, fique de olho aberto para não passar por situações como essa que eu e meus filhos estamos passando”, alerta.

Ameaças
Madalena Souza conta que o comportamento dos filhos nunca havia apresentado anormalidade. “Depois de descobrir tudo, perguntei ao meu filho de 6 anos porque ele não havia me contado antes. Ele disse que Valter o ameaçava dizendo que se me contasse me mataria e bateria nele”, informa. E completa: “Esse meu filho tem problemas, nasceu prematuro. Ele tem inclusive um problema no maxilar, mas Valter não perdoou, tapava até a boca dele para não gritar, sem falar que também batia quando ele não queria”, ressalta. Revoltada, Madalena lembra de algumas vezes em que o filho do casal, de apenas 2 anos e 4 meses, apresentou ferimento. “Senti o ânus da criança todo ferido, mas Valter falava que era assadura, porque o menino defecava demais e se assava. Pensei até em levá-lo para o pediatra, mas lembro que na época Valter quase quebra a casa para eu não levar. Inocente, eu não imaginava de ele fazer uma coisa dessas com o próprio filho. E olha que só fui descobrir por causa da camisa da criança que estava suja de sangue”, conta.Para Madalena, é revoltante imaginar que ela estava trabalhando fora achando que a casa estava em paz e os filhos estavam bem, sendo que eles estavam na verdade sofrendo e ela sem saber. “Tenho medo de eles ficarem com problemas psicológicos, mas eu vou vencer”, encoraja-se.

Movimento negro quer feriado nacional em homenagem a Zumbi

Organizações do movimento negro querem tornar feriado nacional o dia 20 de novembro, data em que o ícone da resistência negra à escravidão, Zumbi dos Palmares, foi assassinado. A proposta foi discutida na 3ª Assembléia Nacional do Congresso de Negras e Negros (Conneb), realizada de 11 a 14 de outubro em São Paulo. Desde 1978, a data foi transformada em Dia Nacional da Consciência Negra pelos movimentos.
Marcha na Paulista em 2006 reuniu 20 mil
“Achamos que Zumbi dos Palmares também merece um feriado da mesma forma que Tiradentes. Um feriado dá um sentido mais simbólico porque é uma data importante para o movimento negro, mas não é tão conhecida pela sociedade em geral”, diz Julião Vieira, membro da coordenação nacional do congresso e da União dos Negros pela Igualdade (Unegro).

Ele lembrou que em alguns municípios o dia 20 de novembro já é considerado feriado. Segundo Julião, em São Paulo, são 15 municípios, além da capital do Rio de Janeiro. As organizações do movimento negro querem agora fazer uma campanha em favor da instituição do feriado por meio de camisetas, seminários e debates.

A Marcha

Em São Paulo, segundo o coordenador nacional da Unegro, Edson França, os movimentos devem mobilizar cerca de 50 mil pessoas no dia 20 de novembro.

''No ano passado mobilizamos 20 mil para a Marcha do Dia Nacional da Consciência na capital paulista. Neste ano, nossa expectativa é que 50 mil participem da manifestação. O tema prinicipal da marcha será a violência. Vamos denunciar o genocídio à juventude negra que ocorre pelas mãos do tráfico e do Estado em todas as capitais brasileiras'', disse Edson ao Vermelho.

O tema da violência também apareceu com força no Encontro Nacional da Juventude Negra (Enjune), realizado no mês passado. Protestos, em várias cidades do país, registraram a insatisfação da juventude com a violência que tem sido praticada, dentro e fora das comunidades, à população negra. Leia mais clicando no titulo.