Delegada eleita pelo município de Cuiabá (MT), Isabel Taukane, do povo Bakairi, informa que a presença de delegadas indígenas aumentou de 14 para 32, na II CNPM. Ela enviou carta à SPM, na qual solicita a realização de um seminário de mulheres indígenas. Leia o documento na íntegra:Mulheres brasileiras estiveram reunidas na cidade de Brasília para avaliar a implementação do Plano Nacional de Políticas Para Mulheres (PNPM) e discutir a participação de mulheres no espaço de poder. Mais de 2,5 mil mulheres fizeram-se presente.
Entre essas mulheres estavam presentes 32 delegadas indígenas eleitas em seus municípios e estados, um número significativo, visto que na I Conferência Nacional de Políticas para Mulheres, havia somente 14 indígenas.As delegadas indígenas reivindicaram à ministra da Secretária Especial de Políticas Para Mulheres, Nilcéa Freire, a realização do I Seminário Nacional de Mulheres Indígenas. O seminário terá a função de diagnosticar a situação atual de mulheres indígenas no Brasil. Também reivindicam o fortalecimento do departamento de mulheres da FUNAI, que atualmente não dispõe de orçamento para realização de suas ações.
As delegadas indígenas puderam avaliar, na II Conferência Nacional de Políticas para Mulheres, a falta de articulação e comunicação entre as organizações de mulheres indígenas que atuam no cenário nacional. Realizaram uma cerimônia de novas energias, num ritual que faz referência do lançamento de uma semente ao solo. As jovens indígenas, xamãs, caciques, parteiras, profissionais liberais e governamentais que possuem o comprometimento social com seu povo e outros povos indígenas acreditam que o seminário será uma semente, e esta poderá dar bons frutos. Mas, para que isso aconteça, dependerá de mim, de ti e de todas nós. Isabel Taukane, do povo Bakairi Delegada eleita por município de Cuiabá (MT)