quarta-feira, 13 de junho de 2007

Novo medicamento/resultado positivo em 3 tipos de cancer

11 de junho de 2007 (Bibliomed). O medicamento Pazopanib mostrou resultados positivos em pacientes com carcinoma das células renais, câncer de ovário e sarcoma de partes moles, segundo anunciado na semana passada durante o 43º Encontro Anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica.
O Pazopanib é um oral e investigacional inibidor de angiogênese que age no receptor do fator de crescimento vascular endotelial e no receptor do fator de crescimento derivado de plaqueta, importantes proteínas no processo angiogênico. E a angiogênese, que é o desenvolvimento de novos vasos sangüíneos a partir de capilares pré-existentes, se relaciona criticamente com o crescimento e disseminação de tumores.
No estudo de fase II para avaliação de pessoas com carcinoma das células renais, todos os 225 pacientes receberam, oralmente, 800 miligramas do pazopanib, uma vez por dia, durante 12 semanas. A taxa de resposta ao medicamento foi de 27%, e a estabilidade da doença foi conseguida em 46% dos pacientes, para uma taxa total do controle da doença de 73%.
Para o tratamento desses pacientes, os efeitos colaterais mostrados foram diarréia, fadiga, mudança na coloração do cabelo, náusea e hipertensão. O pazopanib mostrou baixa incidência da síndrome mão-pé (10%), hemorragia (9%) e mucosite (5%). Os resultados foram muito positivos, segundo os pesquisadores, pois as altas taxas de respostas vistas representam promessas em terapias, não só contra carcinoma das células renais, mas contra diversos tipos de tumor.
Em pacientes com câncer de ovário, a atividade biológica foi observada em 41% dos 22 pacientes tratados com o medicamento e avaliados na pesquisa. Os eventos adversos foram diarréia, dor abdominal, náusea, fatiga e vômito.
Quando a avaliação foi de pacientes com sarcoma de partes moles, que afeta músculos, tendões, tecidos conectivos, gordura, nervos e vasos sangüíneos, os especialistas observaram que 34% dos 80 pacientes avaliados alcançaram sobrevivência de livre progressão após 12 semanas de tratamento. O medicamento foi avaliado em quatro tipos de sarcoma de partes moles, e demonstrou atividade em todos eles, menos no liposarcoma. Hipertensão, fatiga, mudança na cor do cabelo e náusea foram os eventos adversos do medicamento na pesquisa.Com esses resultados, os pesquisadores afirmam que o pazopanib é uma opção promissora para o tratamento dessas patologias. E, quanto à segurança do medicamento, eles mostram que manifestações adversas, como problemas intestinais e cardiovasculares ocorreram em menos de 1% dos casos.
Quando a avaliação foi de pacientes com sarcoma de partes moles, que afeta músculos, tendões, tecidos conectivos, gordura, nervos e vasos sangüíneos, os especialistas observaram que 34% dos 80 pacientes avaliados alcançaram sobrevivência de livre progressão após 12 semanas de tratamento. O medicamento foi avaliado em quatro tipos de sarcoma de partes moles, e demonstrou atividade em todos eles, menos no liposarcoma. Hipertensão, fatiga, mudança na cor do cabelo e náusea foram os eventos adversos do medicamento na pesquisa.
Com esses resultados, os pesquisadores afirmam que o pazopanib é uma opção promissora para o tratamento dessas patologias. E, quanto à segurança do medicamento, eles mostram que manifestações adversas, como problemas intestinais e cardiovasculares ocorreram em menos de 1% dos casos.