segunda-feira, 3 de setembro de 2007

EVENTOS



Dia31/08 foi realizada a festa em comemoração aos 6 anos de fundação da UBM em Itabuna.
O evento contou com participação de diversos segmentos da sociedade itabunense, como Gapa, Sindicato dos Comerciários, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias,ONG Acari, API/APLB, NEES, rep. Conselho de Saúde, AFUSC, Uabi,Unegro, rep Grupo Humanus, Sind. Agentes Comunitários, Sind. Agentes de Saúde, Sind. das Domésticas, Sind. Radialistas, rep. do PT e do PCdoB,Câmara de Vereadores de Itabuna, vereadores Wenceslau Jr e Luís Sena e outros.

Abrilhantaram a festa o tecladista Marcelo e o DJ GUIGUI contagiando o público presente com um som de alto nível. Um dos grandes momentos foi a apresentação do grupo de dança de salão, da professora Carmelita, que deixou os convidados empolgados e fascinados com a leveza dos seus dançarinos. Foi exibida uma foto montagem em data Show, com pessoas que compõem a UBM e as que, como parceiras, acreditam que podemos conquistar um mundo sem opressão e fazem parte desta nossa luta por um mundo de iguais.

A Coordenadora Sônia Barros, enfatizou sobre a importância de se fazer parcerias para combater todo tipo de violência contra a mulher, lembrando que é tarefa de todos lutar para que a opressão de genero seja combatida e banida do nosso meio. Lembrou da Lei que cria a Casa Abrigo para Mulheres Vítimas de violência, projeto do vereador Luís Sena, sancionada, todavia que não foi aplicada pelo executivo. Agradeceu a presença de todas e todos que junto com a UBM compartilharam deste momento.

Dia 02/09 - A UBM- União Brasileira de Mulheres apoiando a luta por igualdade, respeito e justiça social, participa da Parada Gay. O Grupo Humanus deu um show de descontração, alegria e chamou a comunidade itabunense para a Av Aziz Maron com mini trio e uma turma vestida e travestida com muito brilho. A população respondeu presente e a diversão foi completa, sinalizando para o espirito participativo, sem discriminações nem preconceitos, apenas com o direito de viver e ser feliz.

EXPLORAÇÃO SEXUAL X SEMINÁRIO SOBRE VIOLÊNCIA

Exploração sexual comercial abre seminário sobre violência contra a mulher jovem
Evento promovido pela SPM começou nesta quarta-feira em Brasília com a presença de representantes de ongs, universidades e governo federalAdolescentes abusadas sexualmente dentro da própria família; em instituições prisionais; no turismo sexual; em rotas fluviais – as chamadas “balseiras”; às margens das rodovias e até mesmo o sexo pervertido com as dóceis meninas portadoras de deficiências, como a Síndrome de Down.

O panorama de horror foi traçado pelos expositores da mesa-redonda sobre exploração sexual comercial de mulheres adolescentes/jovens, que abriu os trabalhos do II Seminário Nacional Interdisciplinar sobre Violência contra a Mulher Adolescente/Jovem, em Brasília."Trabalhar com adolescência não é o mesmo que trabalhar com a violência contra a mulher adulta”, destacou Nilcéa Freire. E para preparar os profissionais de saúde, de assistência social e psicólogos, entre outros, a SPM começa, em setembro, a capacitar esses profissionais em 10 municípios do País, com objetivo de formar multiplicadores aptos a lidar com a temática da violência contra a mulher jovem.

Para isso, os 5.000 exemplares do livro lançado nesta quarta-feira (29/08) serão ferramenta útil. “Mulher Adolescente/Jovem em Situação de Violência – Propostas de Intervenção para o Setor Saúde; Módulos de Auto-Aprendizagem” foi coordenado pela pesquisadora Stella Taquette, médica e diretora da subsecretaria de Monitoramento de Programas e Ações Temáticas da SPM. “É uma obra coletiva, que reúne artigos de 13 autores”, diz ela. “É um material de capacitação para equipes de saúde.”Juventude - A juventude é um dos seis eixos prioritários do governo federal, segundo o Secretário Nacional de Juventude, Beto Curi. Ele anunciou que, no dia 5 de setembro, será lançado um programa focado em educação, trabalho e desenvolvimento humano, já que existem, atualmente, no Brasil, 4,5 milhões de jovens desempregados, fora da escola e sem ensino fundamental. Beto Curi confirmou parceria com a SPM para realizar, em abril de 2008, a I Conferência Nacional de Juventude.