sexta-feira, 6 de julho de 2007

CONFERÊNCIA ESTADUAL

No segundo dia da Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres(04/07), dando início a abertura dos trabalhos foi apresentado pela deputada federal Luci Choinaki uma análise da realidade baiana e brasileira na perspectiva de igualdade de gênero e um outro painel sobre análise do plano nacional de políticas para as mulheres, apresentado pela representante da SPM nacional, Aparecida Gonçalves, Ana Castelo(SEPROMI),Maria Helena Souza (sup.. políticas para mulheres SSA), Liége Rocha(ex integrante da SPM nacional e coordenadora UBM nacional) e Terezinha Barros (secret. políticas para mulheres/Lauro de Freitas). Houve um debate e em seguida distribuição dos temas que serão discutidos nos Grupos de Trabalho:
1- Mulher: Saúde Integral e Direitos Sexuais e Reprodutivos na Bahia;
2-Prevenção e combate a todas as formas de exploração e violência contra a mulher;
3-Feminização da pobreza e a realidade das trabalhadoras da cidade e do campo;
4-Educação para Equidade e para Diversidade;
5-Mulher,participação,poder e reforma política;6-Enfrentamento das desigualdades de raça/etnia e políticas de combate ao racismo em todas as suas formas;
7-Demandas e conquistas no contexto geracional:mulheres, jovens e mulheres idosas.
No último dia de trabalhos(05/07), plenária final, as propostas foram apresentadas e votadas pelas delegadas e serão encaminhadas à Conferência Nacional de Políticas para Mulheres como contribuição das mulheres baianas, que deram um verdadeiro show de cidadania na perspectiva da construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Diante do exposto, vão à Brasilia, representando a sociedade civil organizada(Itabuna e Ilhéus), Sônia Barros (coordenadora Geral da UBM-União Braileira de Mulheres/ Itabuna), Liamara Bricidio(Deptº Mulher Sindicato dos Bancários Itabuna e Região e coord. Ubm/Itabuna),Angélica Anunciação (do Pólo Sindical), Ruth Menezes(membro da UBM Itabuna e Secrt. APPI/APLB Ilhéus),e Zilma Félix (da UBM Itabuna).
A Bahia enviará a quarta maior delegação de lideranças femininas que irão à Brasília dia 17 de agosto, para apresentar o documento construído durante a conferência estadual, que aponta as principais propostas de políticas para as mulheres baianas.