sábado, 16 de março de 2013


No Brasil, somos 97 milhões de mulheres e representamos 51% da população. Atualmente, 40% das famílias brasileiras são chefiadas por mulheres. Há dez anos, esse índice não chegava a 25%. Tais números traduzem mudanças no perfil da nossa sociedade, mas também não significam que atingimos o estágio ideal, já que a atual presença de mulheres no poder legislativo do Brasil (apenas 11% nos coloca entre os países com menor participação feminina 108ª posição) em todo o mundo.

Mesmo que o nosso país tenha uma presidenta , o parâmetro utilizado mundialmnte para medir o nível de participação política das mulheres coloca o Brasil em último lugar na América Latina. Considerando que a atual bancada feminina na Câmara Federal representa apenas 8,77% do total da Casa - 45 deputados - e no Senado há 12 senadoras dentre os 81 lugares, o Brasil ocupa o 142º lugar nesse ranking.

Hoje, o nosso maior desafio é a conquista de uma reforma política sob a ótica de gênero e do reforço de presença feminina nos espaços políticos.Precisamos de mais vozes femininas para aumntar o nosso poder nas votações de projetos de lei, realizadas no Congresso Nacional e que beneficiam diretamente as mulheres, como a equiparidade no valor dos salários para homens e mulheres que desempenham a mesma função e têm o mesmo nível acadêmico e profissional.

É hora de avançar!!