sexta-feira, 13 de julho de 2007

VOCÊ SABIA???

Conselho Nacional dos Direitos da Mulher - CNDM
O Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) foi criado em 1985, vinculado ao Ministério da Justiça, para promover políticas que visassem eliminar a discriminação contra a mulher e assegurar sua participação nas atividades políticas, econômicas e culturais do país.
De 1985 a 2005, teve suas funções e atribuições bastante alteradas. No atual governo, passou a integrar a estrutura da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres da Presidência da República, contando em sua composição com representantes da sociedade civil e do governo, o que amplia o processo de controle social sobre as políticas públicas para as mulheres.
É também atribuição do CNDM apoiar a Secretaria na articulação com instituições da administração pública federal e com a sociedade civil.

CAMPANHA DE PREVENÇÃO NO PAN

Lançada campanha de Prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis no Pan

Com o slogan Vista-se nos Jogos, o governo federal vai distribuir 600 mil preservativos e folhetos educativos durante o período das competições. A ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), e o ministro José Gomes Temporão, da Saúde, lançaram, neste domingo (08/07), a campanha de Prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids, Vista-se nos Jogos, com uma caminhada na Praia de Copacabana.
O objetivo é divulgar as ações de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e aids durante os Jogos Pan-americanos e ParaPan-americanos, com o enfoque na redução da feminização da aids. Na ocasião, preservativos e folhetos explicativos sobre doenças sexualmente transmissíveis e aids foram distribuídos. O evento também contou com a presença da representante do Fundo de População das Nações Unidas no Brasil, Alana Armitage, de representantes do Programa Nacional de DST/Aids, das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, do Fórum de ONG/Aids RJ, dos estudantes do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Veiga de Almeida.
A campanha será estendida até o final dos Jogos do Para Pan-americanos Rio 2007, em agosto. Durante os jogos, serão distribuídos 600 mil preservativos. A partir desta quinta-feira, quem desembarcar no Aeroporto Tom Jobim vai receber o folheto educativo e camisinha.

VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA RECEBEM POUCA ATENÇÃO PSICOLÓGICA

A violência doméstica é uma das situações mais nefastas que podem ocorrer no seio familiar. Acarreta diversas implicações negativas no âmbito psíquico, além de poder resultar em seqüelas físicas permanentes na vítima de agressão. Medidas legais cada vez mais rígidas estão sendo tomadas, no intuito de minorar sua ocorrência, sobretudo quando as vítimas da violência são as mulheres.Pesquisadores americanos publicaram um estudo na revista Psychiatry Services, em Junho de 2007, onde procuraram avaliar os fatores de risco, associados à violência doméstica. Também foi verificada a oferta de tratamento psiquiátrico, destinado às vítimas da violência.
Participaram da pesquisa 7.924 mulheres das raças negra, hispânica e branca, com idades entre 18 e 49 anos.Os resultados apresentados demonstraram que grande parte das mulheres, vitimizadas pela violência dos parceiros, não recebia atendimento psiquiátrico adequado, mesmo quando sentiam a necessidade subjetiva de auxílio especializado.
Além disso, as mulheres hispânicas e as brancas foram os grupos étnicos que mais apresentavam componentes com inadequado acompanhamento psiquiátrico, após o episódio de violência doméstica.Assim, os autores concluem que o suporte médico adequado deve ser destinado a mulheres vítimas de violência conjugal, a fim de reduzir possíveis seqüelas psíquicas relacionadas ao evento.

Senado sabatina primeira mulher indicada para a CVM

O órgão que fiscaliza e regulamenta o mercado de capitais será presidido por uma economista pelos próximos cinco anosNos próximos dias, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado fará a sabatina da economista Maria Helena dos Santos Fernandes para o cargo de presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão que regulamenta e fiscaliza o mercado de capitais. Para ser a primeira mulher a comandar a CVM pelos próximos cinco anos, depois da sabatina, Maria Helena ainda terá sua indicação aprovada pelo Plenário da Casa. Atualmente diretora da CVM e ex-superintendente de Relações com Empresas da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), Maria Helena foi indicada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Formada pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP), a economista foi uma das responsáveis pela implantação do Novo Mercado - segmento especial de governança corporativa que hoje conta com 69 empresas. Maria Helena trabalhou na Bolsa de Valores de São Paulo de 1994 até 2006. Nos últimos quatro anos na Bolsa paulista, foi superintendente-executiva de Relações com Empresas, responsável pela supervisão das companhias listadas e por atrair novas empresas para a Bolsa.