segunda-feira, 14 de maio de 2007

Adolescentes negras ficam mães cada vez mais cedo

Pesquisas mostram aumento de gravidez na adolescência entre jovens negras. Aos 19 anos, Mailane Lima Barbosa segura o segundo filho, Victor. Ela mora na Estrutural, bairro com a maior população negra do DF, em termos proporcionais Brasília - O Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento (PNUD) afirma, no Atlas Racial Brasileiro, que, se mantidas as tendência atuais, pode-se esperar um aumento ainda maior no número de adolescentes negras grávidas. Em 1991, a participação relativa da fecundidade das mulheres brancas entre 15 e 19 anos na fecundidade total era ligeiramente maior que a das negras (12,9% contra 12,3%). Já em 2000, a participação relativa da fecundidade na adolescência das negras (17,1%) ultrapassava a das brancas (15,6%). Leia mais clicando do título.

Vida de Helenira Resende vira livro

A editora Expressão Popular lançou novos títulos da sua coleção Viva o povo brasileiro। Entre as obras recém-lançadas encontra a biografia da guerrilheira comunista Helenira Resende. Ela era vice-presidente da UNE, presa em Ibiúna, enfrentou cara a cara o temido delegado Fleury. Após o AI-5 se deslocou para a região do Araguaia. Foi assassinada por tropas do Exército em setembro de 1972 e seu nome batizou um dos destacamentos da guerrilha. O autor da biografia é o jovem jornalista Bruno Ribeiro, ex-dirigente da UJS, que concedeu entrevista ao historiador Augusto Buonicore para o Vermelho. Clique no titulo e leia a entrevista.

Alice Portugal propõe conteúdo sobre direitos da mulher no ensino médio

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) apresentou no último dia 27 de fevereiro (2007), um projeto de lei que torna obrigatória a inclusão do conteúdo sobre direitos da mulher no currículo escolar do ensino médio।Para a deputada ''a inclusão obrigatória de conteúdo sobre os Direitos da Mulher nos currículos do ensino médio tem o propósito de utilizar a educação escolar como uma importante dimensão da construção da cidadania e na elevação da auto-estima da estudante no momento em que define os passos futuros de sua vida''.

Alice destaca que ''trazer para o conteúdo curricular do ensino médio o papel da mulher nas diversas etapas da história da humanidade, os motivos e a luta do seu ingresso no mercado de trabalho, as razões econômicas das diferenças salariais entre homens e mulheres, levará inequivocamente a uma maior compreensão de que uma sociedade emancipada não pode manter em subordinação nenhum de seus membros''।

A deputada sugere ainda, dentro do conteúdo da disciplina, ''destaque para as biografias de mulheres como Berta Lutz, Francisca (Chiquinha) Gonzaga, Anita Garibaldi, Maria Quitéria, Luiza Mahim, dentre outras que formam a galeria honrosa de mulheres que ousaram inovar no Brasil''.
De BrasíliaGustavo Alves