segunda-feira, 18 de junho de 2007

VOCÊ SABIA?

O Dia Internacional da Mulher é comemorado em todo planeta desde 1910, quando Clara Zetkin, famosa ativista pelos direitos femininos, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, realizada em Copenhague, propõe e é aprovada, a criação do Dia Internacional da Mulher- 08 de março- em homenagem às operárias queimadas vivas por reinvindicarem melhores condições de trabalho numa fábrica, em Nova York. Desde então, as mulheres do mundo inteiro vêm realizando as mais diferentes manifestações para registrar a passagem desta data, que tem se caracterizado por um marco de luta das mulheres pela conquista e garantia de direitos, por mudanças em busca de uma sociedade mais justa e igualitária.

O USO DE PESTICIDAS PODEM LEVAR AO CÂNCER DE MAMA

O câncer de mama é um dos tumores mais comuns na mulher, sendo responsável por altas taxas de mortalidade. Além disso, costuma necessitar de tratamento cirúrgico agressivo, sendo comum a realização de mastectomia radical (retirada de toda a mama), a fim de se curar a doença.
Diversos fatores de risco são implicados como co-responsáveis no surgimento do câncer mamário, destacando-se a exposição a radiações, a história familiar e o uso excessivo de hormônios contendo estrogênio em altas doses. No intuito de reduzir as taxas do câncer de mama, diversas pesquisas são realizadas para tentar identificar os fatores de risco passíveis de controle.
Um destes estudos foi publicado em 2007, na revista American Journal of Epidemiology, por um grupo de pesquisadores norte americanos. Os autores procuram verificar se existe relação entre a exposição doméstica a pesticidas e um maior risco de surgimento do tumor na mama.
Os resultados apresentados revelaram, que as mulheres expostas continuamente aos pesticidas residenciais, apresentavam um risco 1,39 vezes maior de desenvolver o câncer de mama, em comparação com as que não se expunham a estes produtos químicos.
No entanto, mais estudos devem ser realizados, a fim de identificar os mecanismos pelos quais a exposição domiciliar aos pesticidas pode induzir ao surgimento do tumor na mama. Até que novos achados sejam divulgados, é recomendável evitar-se a exposição contínua a tais agentes químicos.
Fonte: American Journal of Epidemiology 2007 165(6):643-651

Relato: camponesa perdeu marido e 4 filhos na luta pela reforma agrária

Elizabeth Teixeira tem 82 anos e é um dos símbolos da luta do trabalhadores sem-terra no Brasil. Na última quarta-feira (13), no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, durante a realização do 5º Congresso Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), ela foi aplaudida por quase toda a platéia de mais de 10 mil pessoas ao narrar sua trajetória de sindicalista. Mãe de 11 filhos, quatro deles morreram nas lutas do campo.

Pessoa simples, traz um sorriso fácil e uma voz firme num corpo frágil pela idade. Viúva de João Pedo Teixeira, fundador e líder da Liga Camponesa de Sapé, na Paraíba, Elizabeth tornou-se um dos ícones da luta do trabalhador rural. "Na luta, perdi filhos e marido. Derramei lágrimas e sangue, mas sonho em ver a reforma agrária implantada nesse país”, afirma a nordestina.
A idade avançada não é barreira para essa filha de Sapé (PB). Sempre que pode, percorre o país atenta à luta dos trabalhadores sem-terra em conferências, atos públicos e congressos. “Não meu canso, meu filho. Minha luta ainda não acabou”, pontua. Essa luta, segundo ela, começou há 45 anos, em agosto de 1962, quando João Pedro foi assassinado com três tiros nas costas após uma emboscada.Leia mais clicando no titulo.