Sobre a marcha
O movimento inicial "Marcha das Vagabundas" aconteceu em abril deste ano, quando alunas de uma universidade no Canadá resolveram protestar depois que um policial sugeriu que as estudantes do sexo feminino deveriam evitar se vestir como ´vagabundas/vadias´ para não serem vítimas de abuso sexual. No Canadá, as mulheres resolveram exigir mais do que um pedido de desculpas.
A primeira marcha reuniu cerca de 3 mil participantes vestidas de forma provocativa ou comportada para chamar a atenção para a cultura de responsabilizar as vítimas de estupro. Foi o estopim para que outros eventos semelhantes se espalhassem por várias cidades dos Estados Unidos e Europa.
Este ano, a Marcha das Vadias ganhou as ruas de várias cidades brasileiras, entre elas São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Brasília e Fortaleza. Mulheres com saias curtas, de salto alto e até só de calcinha e sutiã saíram às ruas em protesto. Em São Paulo, a marcha reuniu no início de junho cerca de 300 pessoas.
E a marcha chega a ITABUNA...
Sábado próximo pela manha, com saída do Jardim do "O", a marcha ocupará as ruas de Itabuna/Bahia, onde as mulheres estarão externando seu protesto pela mudança de cultura da violência doméstica e do desrespeito.
Avante Mulheres! Sem luta nada se conquista!
Nenhum comentário:
Postar um comentário