terça-feira, 28 de agosto de 2007

VIOLENCIA DOMÉSTICA É FATOR DE RISCO PARA A ASMA

A asma, uma doença respiratória crônica que acomete indivíduos de todas as idades, apresenta como causa inúmeros fatores, entre eles os emocionais, os ambientais, os imunológicos e os genéticos. Todavia, pouco se sabe sobre a interferência real desses elementos para o desencadeamento dessa enfermidade.

O International Journal of Epidemiology publicou artigo, desenvolvido por pesquisadores americanos da Escola de Saúde Pública de Havard, sobre a influência da violência doméstica sobre a asma, à partir de análise de famílias da Índia.
Os pesquisadores observaram que as mulheres que relataram uma agressão em seus lares, seja na infância ou na idade adulta, apresentavam um maior risco de desenvolver asma, comparativamente àquelas que não queixaram tal abuso. Além disso, nos lares em que as mulheres afirmaram ter sofrido violência doméstica, o risco de desenvolvimento de asma encontrava-se superior para todos os indivíduos neles residentes.

Para os autores, os achados deixam claro que a exposição a situações estressantes acarreta efeitos negativos ao organismo, propiciando o desenvolvimento de enfermidades como a asma. Fatores como a violência doméstica entre outros interferentes sociais, parecem estar claramente envolvidos como predisponentes a essa doença.

Fonte: International Journal of Epidemiology 2007 36(3):569-579.

Nenhum comentário: