quarta-feira, 21 de novembro de 2007

NÃO EXISTE DEMOCRACIA SEM PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES

UBM/BA:
A sub-representação feminina nos diversos espaços de decisão na sociedade foi de longe o tema mais debatido no Encontro Estadual da União Brasileira de Mulheres realizado nesta quinta-feira(15/11), no auditório do Sindicato dos Bancários da Bahia, em Salvador. Mulheres filiadas à entidade, de 12 municípios baianos, incluindo a capital, participaram do debate preparatório do 7º Congresso Nacional da UBM que acontece em Luziânia, Goiás, nos dias 22 a 25 /11.

Os temas Mulher e Poder e Os impactos de neoliberalismo na vida da mulheres foram desenvolvidos, respectivamente, pela deputada federal Alice Portugal e pela integrante do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher, Julieta Palmeira, ambas integrantes do Fórum Nacional de Mulheres do PCdoB. A origem da opressão da mulher e sua relação com a questão do poder foi abordada por Alice que lembrou a impermeabilidade do parlamento brasileiro para as mulheres e defendeu medidas para a ampliação da participação feminina. Para a deputada comunista, “a qualidade é fundamental” e isso significa eleger mulheres comprometidas com a luta feminina.
Ao abordar os impactos de neoliberalismo na vida da mulheres, Julieta Palmeira defendeu a necessidade das mulheres se incorporarem ao movimento pela reforma política, urbana, tributária, agrária e educacional que têm relação com uma plataforma de lutas a ser aprovada no congresso da entidade. Entre essas lutas, de acordo com Julieta, está o desenvolvimento de políticas que representem o resgate dsa dívida que a democracia tem com as mulheres que é o de superar a sub-representação feminina nos espaços de poder rumo à paridade de participação entre homens e mulheres.

Nenhum comentário: