quarta-feira, 26 de setembro de 2007

II ENCONTRO DA UBM ITABUNA


Foi realizado no auditório da API/APLB o II ENCONTRO DA UBM onde foram debatidos assuntos relativos ao universo feminino.

Com a participação de 143 pessoas, na grande maioria jovens de ambos os sexos, professores, sindicalistas, bancários, vereadores, estudantes, donas de casa, etc, foram debatidos os seguintes temas: Mulher, Participação e Poder; Saude da Mulher: Direitos Reprodutivos e Sexuais; Mulher: Sujeito Político da História.

A importância do exercício da cidadania e a participação da mulher na política, foi um dos temas mais discutidos por envolver a questão da emancipação como fator primordial para novas conquistas, assim como para assegurar as já existentes. A análise do papel da mulher como sujeito político da história, leva a reflexão de conscientizar e organizar, para o enfrentamento dos desafios da luta feminista.

A questão da saúde da mulher, foi debatida pelo público presente como sendo preocupante e imperativo que se busque políticas públicas efetivas, para combater os índices alarmantes de mulheres mastectomizadas, histerectomizadas, vitimadas pelas DSTs e AIDS, e principalmente lutar pea legalização do aborto em nosso país.

A avaliação foi bastante positiva, tendo em vista que o ENCONTRO atingiu o objetivo: reunir pessoas para debater, divulgar e informar, partindo do pressuposto que as feministas emancipacionistas não se limitam a objetivos de sua luta à conquista formal de direitos, à emancipação política e sim a um "novo modo de vida, nos marcos de um novo projeto de sociedade".

Reafirmando que, a luta da emancipação da mulher é a luta de toda humanidade!

Nenhum comentário: